Mestrado Profissional e Acadêmico
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO
-
Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologia
-
DESCRIÇÃO
-
Estuda a formação e desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao ensino na saúde, em múltiplos ambientes para operacionalização de ações que visem à melhoria da formação profissional em saúde, da atividade acadêmica e da integração universidade e serviços de saúde.
-
-
LINHAS DE PESQUISA
-
Formação didático-pedagógica em Ensino na Saúde
-
Abriga projetos de pesquisa e o desenvolvimento de produtos sobre competências docentes e sua relação com a formação em saúde; processos de educação permanente, recursos didático-pedagógicos centrados no ensino da saúde e integração ensino-serviço.
Tecnologias aplicadas ao Ensino na Saúde
-
Investiga as tecnologias da informação e comunicação em contextos educativos. Investiga e implementa o ensino de computação científica, instrumentos e bases de dados para solução de problemas e tomadas de decisões em saúde. Investiga o uso de simuladores, modelos, telessaúde, registros eletrônicos de dados de pacientes para o ensino e desenvolvimentos de habilidades profissionais em saúde.
-
-
-
ORIENTADORES
- Almira Alves dos Santos
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/2389264304369432
Formação: Odontologia
E-Mail: almira_alves@yahoo.com.br
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/2389264304369432
- Carmen Silvia Motta Bandini
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/0129082077887443
Formação: Psicologia
E-Mail: cbandini@uol.com.br
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/0129082077887443
- Celio Fernando de Sousa Rodrigues
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/1200930811643637
Formação: Medicina
E-Mail: celiofernando@yahoo.com.br
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/1200930811643637
- Euclides Mauricio Trindade Filho
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/8482346933128722
Formação: Medicina
E-Mail: emtfilho@gmail.com
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/8482346933128722
- Flavia Accioly Canuto Wanderley
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/3485127980660913
Formação: Educação Física
E-Mail: flaviacanuto@gmail.com
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/3485127980660913
- Geraldo Magella Teixeira
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/0553089994592057
Formação: Fisioterapia
E-Mail: magellafisio@yahoo.com.br
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/0553089994592057
- Heloisa Helena Motta Bandini
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/8852973471847843
Formação: Fonoaudiologia
E-Mail: hbandini@superig.com.br
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/8852973471847843
- Karla Marques da Rocha
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/3301494042964760
Formação: Educação Física
E-Mail: karlamarquesdarocha@gmail.com
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/3301494042964760
- Kerle Dayana Tavares de Lucena
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/2140608972391921
Formação: Enfermagem
E-Mail: kerledayana@yahoo.com.br
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/2140608972391921
- Lucyo Wagner Torres de Carvalho
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/5941954040298312
Formação: Matemática
E-Mail: lwagnertc@bol.com.br
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/5941954040298312
- Mara Cristina Ribeiro
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/2949035080625939
Formação: Terapia Ocupacional
E-Mail: mararibeiro@usp.br
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/2949035080625939
- Paulo Jose Medeiros de Souza Costa
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/9717689915668718
Formação: Médico
E-Mail: paulojmsc@yahoo.com.br
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/9717689915668718
- Pedro de Lemos Menezes
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/4636070134736820
Formação: Fonoaudiologia
E-Mail: pedrodelemosmenezes@gmail.com
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/4636070134736820
- Almira Alves dos Santos
-
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
- SUS como Escola
- Crédito: 2CR
- Docente:
Paulo Jose Medeiros de Souza Costa - Ementa:
Os programas Pró-Saúde, Pet – Saúde. A história do SUS. A relação entre políticas de saúde pública e educacionais no contexto do SUS. As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da saúde. Cenários de prática e integração à rede de serviços de Saúde. Internatos, e pos graduações multiprofissionais . Humanização no ensino e na Assistência . Hospitais de ensino .Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade. A relação entre a educação e o trabalho, buscando as bases da construção de uma prática reflexiva.
- Bases da educação em saúde
- Credito: 2CR
- Docente: Paulo Jose Medeiros de Souza Costa
- Ementa: Estudo sobre os fundamentos da educação, suas bases teóricas e interface entre a educação e a saúde. Reflexão sobre a formação e a educação permanente de profissionais de saúde de nível técnico e superior. Estabelecimento de relações entre a ação educativa e a prática do profissional de saúde na comunidade. Metodologias educacionais aplicáveis a programas de saúde. Desafios atuais na interdisciplinaridade entre educação e saúde.
- Metodologia da pesquisa
- Credito: 3CR
- Docentes: Carmen Silvia Motta Bandini,
Pedro De Lemos Menezes,
Flavia Accioly Canuto Wanderley - Ementa: Disciplina visa a esclarecer todas as etapas de um projeto de pesquisa, desde a formulação da pergunta, o delineamento adequado para atingir o objetivo proposto, o cálculo do tamanho e a seleção adequada da amostra até o rigor e reprodutibilidade do método que leva à obtenção de resultados confiáveis. Nessa disciplina serão abordados temas como fundamentos históricos e epistemológicos do conhecimento científico; gêneros acadêmico/científicos e suas características. Após o curso o aluno terá condições para a produção científico-tecnológica, busca e definição de temas relevantes, levantamento e formulação da pergunta condutora do projeto científico, hipótese e dos objetivos da pesquisa. O aluno também se sentirá apto para a construção do referencial teórico-metodológico e de produção e planejamento de textos acadêmico/científicos. O aluno aprenderá sobre regras de formatação, citações e referências bibliográficas assim como as fontes de informação da literatura científica e estratégias de busca na pesquisa científica. Serão também instruídos quanto ao uso de softwares para a organização do banco de dados da literatura científica
- Seminário de acompanhamento de trabalho conclusão curso e produto educacional
- Credito: 3 CR
- Docente: Almira Alves Dos Santos
- Ementa: Acompanhamento dos projetos de pesquisa através de seminários integrados com a participação dos professores e alunos do programa. Funciona como oficinas de construção coletiva onde os principais problemas de pesquisa são discutidos e também a produção científica e técnica do programa.
- Estágio Obrigatório Supervisionado
- Credito: 2CR
- Docente: Almira Alves Dos Santos
- Ementa: O orientador deverá ir ao campo de prática educativa, conheça o local de trabalho do orientando e acompanhe a implementação da proposta que gerará o trabalho de conclusão. O objetivo é que o orientador tome conhecimento da realidade do ambiente de trabalho de seu orientando de modo que, em parceria, possam levantar questões a serem estudadas e assim contribuir efetivamente para a melhoria do ensino no país.
- Atividades Complementares
- Credito: 3CR
- Trabalho de Conclusão de curso
- Credito: 5 CR
- SUS como Escola
-
DISCIPLINAS ELETIVAS
- Ensino e as tecnologias em saúde mental nos diferentes cenários de prática profissional no SUS:
- Credito: 3CR
- Docentes:
Euclides Mauricio Trindade Filho,
Mara Cristina Ribeiro - Ementa: O estudo e o debate acerca da construção histórico-social do conceito de loucura, doença mental, saúde mental e políticas públicas com o objetivo de promover formação qualificada de docentes e profissionais implicados no ensino da saúde mental. O conhecimento acerca dos instrumentos/saberes/tecnologias incorporados pelos serviços e pelo ensino no contexto da reforma psiquiátrica. Análise das atuais políticas de saúde mental e seus desdobramentos no contexto da prática: atenção básica de saúde, serviços comunitários de saúde mental, urgência e emergência e atenção integral em álcool e outras drogas.
- Recursos Educacionais
- Creditos: 2 CR
- Docentes: Almira Alves Dos Santos,
Geraldo Magella Teixeira - Ementa: Instrumentalização dos alunos para o desenvolvimento de métodos e técnicas de
comunicação no ensino na saúde, suas formas e aplicação nos cenários de prática bem como as possibilidades de estruturação de recursos educacionais. A comunicação como uma habilidade social.
- Estratégias de ensino em Saúde do trabalhador
- Credito: 2 CR
- Docente: Geraldo Magella Teixeira
- Abordagens atuais sobre estratégias educativas em saúde do trabalhador. Promoção da saúde ocupacional e prevenção das doenças ocupacionais. Formas, estratégias, gestão e desenhos organizacionais e o impacto na saúde do trabalhador. Percepções, subjetividade e sentido do trabalho. Estratégias de comunicação e saúde do trabalhador
- Estratégia de Comunicação no Ensino
- Credito: 2 CR
- Docente: Celio Fernando De Sousa Rodrigues
- Ementa: A disciplina visa o treinamento prático e didático dos discentes, treinando-os nas técnicas de oratória e exposição verbal para o ensino em ambientes formais e não formais de aprendizagem. Visa ainda embasar o aluno no uso de recursos audiovisuais, técnicas de postura e locomoção em sala de aula. Cada aluno será filmado e sua exposição oral será discutida em grupo com avaliação formativa.
- Planejamento e avaliação no ensino da saúde
- Credito: 2 CR
- Docentes: Carmen Silvia Motta Bandini,
Heloisa Helena Motta Bandini - Ementa: Requisitos teórico-práticos para um planejamento eficiente de programas de ensino em
saúde, baseados na teoria e nas tecnologias comportamentais. Descrição das etapas
necessárias para o planejamento de programas de ensino em saúde. Descrição de objetivos terminais de programas de ensino. Identificação de objetivos intermediários do programa de ensino. Planejamento de avaliações dos repertórios iniciais dos aprendizes de um programa de ensino. Definição da sequência para ensino dos objetivos. Planejamento das condições de ensino. Avaliação de resultados do programa de ensino.
- Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino
- Crédito: 2CR
- Docente: Karla Marques Da Rocha
- Ementa: Conceitos e teorias de metodologias ativas no processo de formação de profissionais de ensino em Ciências da Saúde, com ênfase no desenvolvimento de uma pedagogia
problematizadora. Possibilidades metodológicas formativas, com a utilização de ferramentas de autoria e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), na construção do conhecimento. Análise das interfaces do Ambientes Virtuais da Aprendizagem (AVA), como forma de estimular uma aprendizagem autônoma, ativa e colaborativa, aplicada ao ensino em saúde.
- Estatística aplicada ao ensino
- Crédito: 3 CR
- Docente: Euclides Mauricio Trindade Filho,
Lucyo Wagner Torres De Carvalho,
Pedro De Lemos Menezes - Ementa: Estatística aplicada ao ensino na saúde e tecnologia. Introduzir as bases da estatística; desenvolver no aluno, o espírito crítico na análise de trabalhos de pesquisa, tanto no planejamento como no tratamento estatístico empregado; e capacitar o aluno a processar e analisar os dados utilizando o computador
- Metodologia da pesquisa qualitativa
- Crédito: 2 CR
- Docente: Geraldo Magella Teixeira,
Kerle Dayana Tavares De Lucena,
Mara Cristina Ribeiro - Ementa:
Desenvolvimento de habilidades e interesses para a pesquisa qualitativa em saúde,
considerando que os processos de ensino em saúde e tecnologias de cuidado estão sujeitos a um conjunto de influências sociais e culturais que ultrapassam a dimensão biológica. Os conteúdos e métodos desta disciplina devem colaborar para a elaboração de projetos de pesquisa qualitativa, bem como para a produção e análise dos dados.
- Aprendizagem baseada em problemas e problematização
- Credito: 2CR
- Docentes: Almira Alves Dos Santos, Kerle Dayana Tavares De Lucena,
Paulo Jose Medeiros De Souza Costa Conceito e tipos de aprendizagens. 2. Caminhos metodológicos inovadores no ensino na área da saúde. 3. Aprendizado por descoberta na área da saúde. 4 A Aprendizagem baseada na comunidade e a problematização. 5.Aprendizagem baseada em problemas. 6.Aprendizagem por mapas conceituais. 7.Aprendizagem em equipes. 8.Práticas baseadas em evidências.
- Tecnologias de comunicação e educação a distância
- Crédito: 2CR
- Docente: Almira Alves Dos Santos
- Ementa: Estudo generalizado acerca da Educação a Distância. Caracterização, conceituação,
histórico, tipos, classificação e métodos pedagógicos utilizados para educação a distância. Introdução de conceitos sobre hardware, software como também aplicações de dispositivos não convencionais de entrada/saída empregados na área da saúde. Aplicação de ambientes virtuais, plataformas computacionais e sistemas utilizados em educação.
- Epidemiologia e Saúde Coletiva
- Crédito: 3 CR
- Docente: Euclides Mauricio Trindade Filho,
Kerle Dayana Tavares De Lucena - Ementa: História da Epidemiologia. Conceitos básicos. Indicadores de Saúde. Estudos de Mortalidade. Medidas de ocorrência de doenças. Prevalência, incidência. Fundamentos metodológicos da epidemiologia. Aplicações da epidemiologia: agravos infecciosos e parasitários, vigilância epidemiológica, agravos crônico-degenerativos, serviços de saúde e qualidade dos serviços de saúde. Medidas de associação. Causalidade. Aplicações em solução de problemas práticos dos serviços de saúde.
- Ensino e as tecnologias em saúde mental nos diferentes cenários de prática profissional no SUS:
-
DOCUMENTOS
-
EDITAIS
-
PÚBLICO ALVO DO MESTRADO PROFISSIONAL
- Em conformidade com Edital publicado. As vagas se destinam a candidatos que:
- Possuam diploma de nível superior, emitido por instituição nacional reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC ou por instituição estrangeira, desde que revalidado pelo MEC;
- Atuem na área de saúde e/ou ensino em saúde, ou possuam experiência anterior comprovada de no mínimo 06 (seis) meses.
- Em conformidade com Edital publicado. As vagas se destinam a candidatos que:
-
COORDENAÇÃO E SECRETARIA
- Coordenação do MPEST/UNCISAL
Profa. Dra. Almira Alves dos SantosVice-Coordenação do MPEST/UNCISAL
Prof. Dr. Geraldo Magella TeixeiraSecretaria
Kelly de Andrade França Guimarães
- Coordenação do MPEST/UNCISAL
-
COLEGIADO
- Almira Alves dos Santos
- Geraldo Magella Teixeira
- Euclides Mauricio Trindade Filho
- Paulo José Medeiros Costa
- Maria de Fátima Machado Reys Rocha
-
e-Mail Contato
-
-
Mestrado Acadêmico em Fonoaudiologia – PPgFon (UFPB/UFRN/UNCISAL)
-
Mestrado Profissional em Saúde da Família -PPGSF / RENASF
e-Mail institucional: propep@uncisal.edu.br
Endereço
Edifício-sede da Uncisal – 2º Andar
Rua Dr. Jorge de Lima, 113
Trapiche da Barra – Maceió/AL
CEP: 57.010-382
Fone: (82) 3315 6757