O Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) mantém uma base de dados que contém informações sobre as atividades de pesquisa das instituições cadastradas, que precisam ser atualizadas continuamente.
De acordo com a definição do CNPq, um grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças, com experiência, destaque e liderança no terreno científico ou tecnológico.
O CNPq destaca que os grupos/pesquisadores devem demostrar as seguintes características:
Envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa;
Trabalho organizado em torno de linhas comuns de pesquisa;
Compartilhamento, em algum grau, de instalações e equipamentos.
a) Quanto ao Líder: Definição: Líder é o pesquisador que detém a liderança acadêmica e intelectual naquele ambiente de pesquisa, com a responsabilidade de coordenação e planejamento dos trabalhos do grupo. Deve obedecer aos seguintes critérios:
Ser docente ou pesquisador da UNCISAL;
Possuir título de Doutor;
Possuir cadastro permanentemente atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/);
Ser líder de apenas 01 Grupo de Pesquisa.
b) Quanto ao Grupo:
Apresentar, no mínimo, 02 membros (líder, pesquisador, estudante, técnico);
Apresentar, no mínimo, 02 alunos (Iniciação Científica ou Pós-graduação);
Apresentar linha(s) de pesquisa subordinadas ao grupo, e não o contrário.
c) Quanto aos Membros:
Possuir cadastro permanentemente atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/).
a) Certificação do Líder pelo Dirigente (Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação ou Supervisor de Pesquisa):
O pesquisador que atenda aos critérios mínimos listados no item 1.a deve solicitar ao dirigente, através
de e-mail ou telefone, sua certificação como líder de grupo no diretório do CNPq.
b) Registro do Grupo de Pesquisa: Uma vez certificado, o líder deve proceder da seguinte forma:
Entrar no site do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (http://lattes.cnpq.br/web/dgp) e clicar em
“Acessar o diretório”;
Digitar seu CPF e senha (a mesma do CV Lattes);
Na página do DGP, clicar em Atualizar/Inserir grupo e preencher, página a página, os itens solicitados,
lembrando sempre de clicar em “confirmar” para salvar as informações;
Ao final do preenchimento de todas as seções, clicar em “Enviar ao CNPq”, no final da página;
Informar ao Dirigente, através de e-mail ou telefone, que o grupo foi inserido e solicitar a certificação.
c) Visualização do Grupo na página do DGP
Apenas os grupos Certificados pela instituição (ver item 3, a seguir) podem ser visualizados no site de
consultas da base corrente. Informações restritas aos líderes, pesquisadores e estudantes podem ser
acessadas por meio de senha em suas respectivas páginas do diretório (http://lattes.cnpq.br/web/dgp >
clicar “Acessar o diretório”);
a) Aguardando certificação pela Instituição: Status atribuído ao grupo enquanto o Dirigente não conclui a certificação. Por isso, é importante informar ao Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação ou ao Supervisor de Pesquisa, por e-mail ou telefone, que o novo grupo está registrado; b) Certificado pela Instituição: Status do grupo após a liberação pelo dirigente. Somente os grupos com esse status são considerados pelo CNPq para os Censos do Diretório e para as consultas na Base Corrente. O prazo de validade de um grupo certificado é de 12 (doze) meses;
➔ IMPORTANTE: Um grupo certificado deve ser atualizado sempre que houver novas informações: após qualquer atualização de dados, o Líder precisa enviar os dados novamente (botão “Enviar ao CNPq” do formulário), para que o grupo não fique na situação “Em preenchimento”. c) Certificação negada pela Instituição: é o grupo enviado pelo líder que teve a certificação negada pelo dirigente de pesquisa da instituição. Caso permaneça por 12 (doze) meses com este status, o grupo poderá ser excluído da base pelo CNPq; porém, se atualizado e enviado novamente pelos líderes ao CNPq, passam ao status de “Aguardando certificação”;d) Não-atualizado: é o grupo que perdeu a certificação por estar há mais de 12 (doze) meses sem sofrer atualização. Após este tempo o grupo poderá ser excluído da base pelo CNPq, não podendo mais ser recuperado ou visualizado no site; e) Em preenchimento: é aquele cujos dados estão sendo “editados” pelo líder, através do formulário online. Um grupo só sai da situação em preenchimento depois que o seu líder envia os dados ao CNPq. Para isso, o líder deve acessar o link Atualizar/Inserir novo grupo em seu site, editar o grupo que está em preenchimento, e clicar no botão “Enviar ao CNPq”. Caso permaneça por 12 (doze) meses com este status, o grupo poderá ser excluído da base pelo CNPq f) Grupo excluído: é aquele que foi deletado da base de dados pelo seu Líder, através do site de Líderes de grupo, ou excluído pelo próprio CNPq nas situações previstas e explicitadas anteriormente. Um grupo nessa situação não pode mais ter seus dados recuperados e editados pelo Líder para atualizações, e não fica acessível para alteração de status pelo Dirigente.
Os grupos, as linhas de pesquisa e todos os participantes de cada grupo podem ser vistos clicando-se em “espelho” ao lado do grupo de seu interesse; para visualizar o Currículo Lattes do líder de cada grupo, basta clicar sobre o nome do pesquisador.A Supervisão de Pesquisa deixa claro que não tem a capacidade de modificar as informações a respeito de cada grupo, e que elas são de inteira responsabilidade de seu líder e seus integrantes; o “espelho” se refere ao compartilhamento disponibilizado pelo DGP/CNPq dos dados alimentados por cada líder de grupo.
Biotecnologia em Saúde: inovação em órteses e próteses, inovação em diagnóstico e tratamento para pacientes com doenças vasculares (diabetes mellitus, linfedema e etc.) (Espelho )